segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Estofado: como escolher

O sofá é a grande atração da sala, seja um living, lareira ou home teather. Mais do que isso, quase sempre é o ponto de partida para a decoração do ambiente. Definindo o estilo e a cor do estofado, fica mais fácil escolher as peças complementares, como tapetes, luminárias e mesas de apoio. Por isso é importante conhecer as diferentes opções oferecidas pelo mercado atual, que traz muitas novidades, como os desenhos mais leves, o espaldar mais baixo e uma linha diversificada de tecidos.

Atualmente os fabricantes proporcionam um amplo leque de possibilidades para a composição dos estofados, com variações de medidas, de modulações e diferentes opções de desenhos e acabamento, tanto das bases quanto dos pés. Há ainda revestimentos diferenciados, como tramas, couro nos braços e laterais, etc. De qualquer forma o cliente pode obter uma peça personalizada e com o desenho e a medida que atendam suas necessidades.

De fato, os modelos de estofados variam bastante. Para salas de estar o ideal é trabalhar com sofás amplos, com linhas retas e cores neutras, assim o charme ficará por conta das poltronas, divãs, recamiers, enfim, peças com desenhos marcantes que caracterizam o perfil do cliente e confiram um toque de classe ao ambiente.

Já no home theater, a preferência ainda têm sido os modelos com chaise-long. O que muda são as dimensões, mais generosas. Os mecanismos de assento (recliner) e encosto (catracas) também são opções interessantes para quem deseja usufruir de muito conforto. Mas atenção: essa opção só poderá ser utilizada em ambientes amplos, em que o sofá não esteja encostado na parede.

Nas salas mais íntimas, como as de lareira, a composição vai se dar de acordo com os hábitos dos moradores. Se a curtição for a dois, peças como chaise-long dupla com braços caem muito bem. Para complementar, basta somente uma mesinha lateral e um tapete que delimite o espaço. Para aqueles que gostam de receber amigos, vale mesclar estofados com bancos de madeira, poltronas e puf es. Essas peças podem ganhar vida quando decoradas com mantas, xales e almofadas. Esses adornos alegram e quebram a monotonia, gerando, assim, um astral informal e descolado.

Em relação aos revestimentos, a variedade é grande. A definição dos tecidos vai de acordo com o orçamento e gosto do proprietário. Chenile, crepe, jacquard e linho são as atuais tendências nos estofados. Outra opção que têm sido bastante utilizada, pela sua praticidade na limpeza, é o sintético. Para aqueles que desejam sofisticação, vale usufruir o couro, que é um revestimento nobre e com alta durabilidade. Nas cores, os tons da natureza prevalecem, proporcionando o bem estar. O colorido e as estampas podem aparecer nas poltronas, cortinas e tapetes.

Seguindo essas dicas, qualquer um pode sentir o prazer de decorar o seu cantinho. Basta acreditar no seu estilo, se soltar e ousar sempre, estabelecendo assim um ambiente personalizado, que conquiste você primeiro lugar.